Prêmio Maquinar abre inscrições promocionais para o Concurso de Idéias: Chalés para turismo comunitário no Cumbe

O Maquinar em parceria com o Ladrilho - Urbanismo e Arquitetura tem o prazer de apresentar o Concurso de Ideias - Chalés para Turismo Comunitário no Cumbe. Reconhecendo a demanda local e o perfil de integração da comunidade com o ambiente natural, este concurso almeja promover o debate entre profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo acerca da concepção de alternativas de hospedagem para o turismo comunitário.

O Maquinar é uma organização sem fins lucrativos criada com o intuito de promover o debate acerca dos limites e tangências da Arquitetura em contextos onde as adversidades sociais, econômicas e ambientais se sobrepõem ao exercício crítico da profissão. Através da realização de concursos de ideias e do contato com demandas reais de comunidades em condição de vulnerabilidade, o Maquinar, propõe-se a atuar como um facilitador, buscando não apenas laurear iniciativas de grande impacto - independente de escala ou lugar - como também levá-las onde normalmente não teriam alcance. De forma complementar, o Ladrilho Urbanismo e Arquitetura soma-se a esta ideia por acreditar no intercâmbio de conhecimento entre diferentes profissionais para atender demandas sociais e construir espaços mais vivos e democráticos.

O local contemplado neste concurso é o Cumbe, localizado no município de Aracati, litoral leste do Ceará, no Nordeste do Brasil. Trata-se de uma comunidade tradicional de ascendência quilombola, formada por aproximadamente 150 famílias, na sua maioria, pescadores, artesãos e agricultores, que vivem às margens do Rio Jaguaribe.

O objetivo desse concurso é a concepção de estruturas independentes para hospedagem que devem atender às recomendações de qualidade e segurança dispostas no Caderno de Normas e Procedimentos Internos da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum). Dessa forma, pretende-se não só discutir problemas, mas também propor alternativas de modo participativo e democrático, construindo estruturas que perpassam o meio físico da Arquitetura e proporcionam o fortalecimento comunitário.

O edital e todas as informações estão presentes no site:
www.premiomaquinar.com

Cronograma:

Abertura do concurso
20 de julho de 2018

Inscrições promocionais
27 de julho de 2018 até 14 de agosto de 2018

Inscrições convencionais
15 de agosto de 2018 até 14 de setembro de 2018

Prazo final para envio das propostas
17 de setembro de 2018

Divulgação dos finalistas
25 de setembro de 2018

Resultado final
13 de outubro de 2018

  • Título

    Prêmio Maquinar abre inscrições promocionais para o Concurso de Idéias: Chalés para turismo comunitário no Cumbe
  • Tipo

    Divulgação de concursos (ideias)
  • Website

  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    14 de Setembro de 2018 11:59 PM
  • Prazo para envio

    17 de Setembro de 2018 11:59 PM
  • Preço

    R$ 80,00 até 14/08 e R$ 120,00 de 15/08 até 14/09

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Prêmio Maquinar abre inscrições promocionais para o Concurso de Idéias: Chalés para turismo comunitário no Cumbe" 06 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899660/premio-maquinar-abre-inscricoes-promocionais-para-o-concurso-de-ideias-chales-para-turismo-comunitario-no-cumbe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.